A CASA DE BERNARDA ALBA
de Federico Garcia Lorca e um espectáculo de Paulo Taful
Com: Clara Oliveira, Manuela Passarinho, Patrícia Candoso, Susana Rodrigues, Jackie Pereira, Liliana Leite, Rita Santana, Sandra d'Andrade, Vanda Rodrigues, Inês Achando, Raquel Telles, Graça Silva e Lavínia Duarte.
Depois dos grandes sucessos "O Nazareno", "Amália para Sempre", "A Canção de Lisboa", entre outros, Paulo Taful decidiu apostar num elenco de jovens actrizes e encenar esta tragédia de Federico Garcia Lorca, "A Casa de Bernarda Alba", a ultima peça escrita pelo dramaturgo espanhol, um mês antes de ser fuzilado pela Guarda Civil Espanhola.
"Bernarda Alba é uma mãe autoritária e inflexível, obcecada pela obediência, pela ordem e pela limpeza. A felicidade, para si, "é o menos".
Decreta um luto de 8 anos pela morte do seu segundo marido. Cinco filhas adultas impedidas de concretizar os seus desejos mais intimos. Cinco mulheres aprisionadas pelo preconceito e pelos padrões morais vigentes, sublimados ao ponto de dogmas.
Fora da casa, uma sociedade moralista, preconceituosa e machista.
E o homem mais atraente da aldeia. Um só homem capaz de trazer ao de cima forças aprisionadas no interior destas mulheres. Uma peça onde a cada momento se vão medir forças a frustração e a coragem, a inveja e o desejo, a rebeldia e a repressão… a vontade e o destino. Num verão abrasador. Numa casa com janelas mas sem portas."
Próximas actuações:
CACÉM
20 e 27/02/10 - 21:30 e 21 e 28/02/10 - 17h
Auditório António Silva
COLARES
07/03/10 - 17h
Ass. Ref. Mucifal
Outras datas e locais a confirmar brevemente.